Comentários Eleison: GENTILEZA: HERESIA?

 


Por Dom Williamson

Número DCCCXIV (814) – 18 de fevereiro de 2023

 

GENTILEZA: HERESIA?

 

A “gentileza” muitas vezes deve ser deixada de lado.

Quando os homens são brandos, podem ser cruéis sendo gentis.

 

Agradeçamos a Deus por todo o bem que a Fraternidade Sacerdotal São Pio X fez e ainda faz pelas almas, mas é preciso reconhecer que ela mudou em relação ao que era sob o Arcebispo Lefebvre (1905-1991). Aqui está um testemunho interessante de alguém que conhece a Fraternidade:

 

Ao longo de alguns anos, notei uma mudança na orientação que atualmente se adota em um seminário da FSSPX em relação à formação sacerdotal e ao discernimento da vocação ideal para o sacerdócio. Por exemplo, será que tenho razão em distinguir entre a sã doutrina (que a FSSPX ainda manifesta) e uma “gentileza” que se desenvolveu em sua apresentação, que parece estar impregnando e dificultando a capacidade da Fraternidade de combater os erros e pregar a doutrina sem inibições pelo respeito humano? A apresentação “gentil” da sã doutrina pode tirar alguém de muitas situações delicadas, porque se se lhe acusam de transigir, sempre pode responder que a doutrina não está sendo mudada, mas somente que a situação exige uma abordagem mais branda. Esta resposta cheira a liberalismo, mas se for velada pela fidelidade à doutrina, então um homem pode pensar que não há compromisso. No entanto, não se está perdendo aquela simplicidade pela qual as almas sabem exatamente o que se deve dizer ou fazer? Tenho a sensação de que não consigo compreender em que consiste exatamente essa nova mentalidade. O senhor acha que há algum fundamento em minha preocupação de que a ortodoxia possa eventualmente estar sendo prejudicada?

 

E aqui está uma segunda questão que não está desconectada da primeira. Na formação do seminário para o sacerdócio, não se deveria apreciar e encorajar os seminaristas que querem ir além da superfície das coisas para penetrar até as últimas consequências da verdade? No entanto, nos últimos anos os padres ou seminaristas da FSSPX parecem ter-se tornado “suspeitos” caso façam perguntas ou tentem entender o raciocínio por trás das decisões. Mesmo que alguém demonstre a maior prudência e respeito, o simples fato de questionar algo está sendo visto com preocupação por parte das autoridades da FSSPX. Assim, as personalidades mais fortes são as mais rigorosamente escrutinadas, e, mesmo que tenham vocações, parecem experimentar um período mais difícil no apostolado.

 

Então, o senhor acha que é ingênuo de minha parte questionar se os homens bons que buscam pregar Cristo Rei com eficácia, sem serem politicamente corretos, ainda poderão continuar dando frutos no apostolado, uma vez que o foco na FSSPX (pelo menos aparentemente) agora está mais na imagem da Tradição do que na luta pelas almas? Quero oferecer minha vida por Deus, mas será que alguém na minha posição pode ter dificuldade, tendo em vista esse atual enfoque da Fraternidade? Claro que Deus pode fazer conosco o que quiser, e não sabemos o futuro, nem deveríamos, mas pergunto se o senhor acha que o tipo combativo está sendo neutralizado por um espírito que praticamente evita o confronto e dissuade qualquer análise independente.

 

A aplicação dos princípios da Fé ao âmbito secular certamente está intimamente associada ao reinado de Cristo sobre toda a sociedade, e não apenas à vida espiritual pessoal.

 

Kyrie eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)

Homilia do 1º Domingo da Quaresma



__________________________________________
✅Calendário Litúrgico Tradicional - 2023 com frete grátis
Vendas pelo site: https://www.marianos.com.br/
Atendimento:
Email: atendimentomarianos@gmail.com
Siga a loja em:
Instagram: https://www.instagram.com/lojadosmarianos/
Youtube: https://www.youtube.com/@lojadosmarianos
________________________________________________
Nossas redes:
☑️Telegram: https://t.me/MosteiroNSF
☑️Facebook: https://bit.ly/3P0A43X
☑️Blog: https://fbmvm.blogspot.com.br
☑️E-mail: mosteironsf@gmail.com
☑️Instagram: https://www.instagram.com/mosteironsf
☑️Glória TV: https://bit.ly/3bJ5AWi
☑️Rumble: https://rumble.com/c/c-1695745
☑️Odysee: https://bit.ly/3C4sIJZ
-----
✝️ Missa tridentina
⏱Seg a sáb: início entre 6:20h e 6:30h (missa rezada)
⏱Domingos: 8:00h (missa com cânticos)
___
Familia Beatae Mariae Virginis  (F.B.M.V.)
Mosteiro de Nossa Senhora da Fé e Rosário - Candeias - Bahia

"Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis!" 

Atualização para doações

 CNL-OPN


Informamos a todos os fieis, em especial aos nossos benfeitores, que as contas bancárias em nome de ROGÉRIO QUEIROZ PEREIRA, o nosso saudoso Pe. Joaquim, estão sendo desativadas. 

De agora em diante todas as doações para a FBMV devem ser direcionadas para a nossa conta jurídica:


Depósito para o BANCO DO BRASIL

Familia Beatae Mariae Virginis

CNPJ: 13.501.481/0001-60

Agência: 3449-5

Conta Corrente: 47.119-4


Ou através do 

PIX: 13.501.481/0001-60


OBS: Após doação pode-se solicitar recibo de dedução de impostos através do email fbmvnsf@gmail.com


Que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes pague a caridade!

Comentários Eleison: MAIS DOSTOIÉVSKI


Por Dom Williamson

Número DCCCXIII (813) – 11 de fevereiro de 2022

 

MAIS DOSTOIÉVSKI

 

A Consagração da Rússia não pode esperar.

Infelizmente, Nosso Senhor disse: “será tarde”.

 

Em seu último romance, Os Irmãos Karamazov (1879), o famoso romancista russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) colocou na boca de um monge russo, o padre Zossima, reflexões mais profundas sobre o fracasso do Ocidente liberal e a possível importância futura para o mundo do Oriente cristão, do monaquismo russo em particular. O tempo dirá, mas como os Estados Unidos e a Rússia se preparam para a eclosão da Terceira Guerra Mundial, a Consagração da Rússia, conforme solicitada por Nossa Senhora de Fátima, adquire cada vez mais importância, enquanto a linha de pensamento do Pe. Zossima ganha cada vez mais interesse. Aqui está apenas um trecho, livremente adaptado e resumido do romance, retirado do Livro VI, Capítulo 3, Seção (e):

 

Desses mansos monges, que anseiam pela oração solitária, a salvação da Rússia talvez venha mais uma vez!... na sua solidão, eles conservam a imagem de Cristo bela e imaculada, na pureza da verdade de Deus, desde os tempos dos Padres da antiguidade, dos Apóstolos e dos mártires. E quando chegar a hora, eles a mostrarão aos vacilantes credos do mundo. Isso é um grande pensamento. Essa estrela surgirá do Oriente.

 

  ...Olhe para as “elites” mundanas e todos os que se colocam acima do povo de Deus. A imagem de Deus e Sua verdade não foram distorcidas neles? Eles podem ter ciência; mas na ciência não há nada além do que é objeto dos sentidos. O mundo espiritual, a parte superior do ser do homem, é totalmente rejeitado, descartado com ares triunfais, e até mesmo com ódio. O mundo proclamou o reino da liberdade, sobretudo ultimamente, mas o que vemos nessa liberdade deles? Nada além de escravidão e autodestruição!

 

Pois o mundo diz: “Você tem desejos, e então os satisfaça, pois você tem os mesmos direitos que os mais ricos e poderosos. Não tenha medo de satisfazer esses seus desejos, e inclusive multiplique-os”. Nisso eles veem sua “liberdade”. No entanto, o que se segue desse direito de multiplicar os desejos? Que o mundo está cada vez mais unido, cada vez mais como uma comunidade global, à medida que as distâncias são superadas e os pensamentos voam pelos ares? Não confie em tal liberdade, porque ela distorce a natureza dada por Deus aos homens, promovendo nas classes média e alta muitos desejos e hábitos insensatos e tolos, e fantasias ridículas. Os homens vivem então em permanente inveja mútua, ávidos de luxo e ostentação, que chegam a ser encarados como uma necessidade tal que até se suicidarão se não conseguirem satisfazer tão insensatos desejos. Quanto aos pobres, estão sujeitos a afogar suas necessidades insatisfeitas e sua inveja na embriaguez, mas logo estarão bebendo sangue, porque estão sendo levados para as Guerras Mundiais. Assim eu pergunto: esses homens são livres?

 

Objeção: eles estarão lutando pela humanidade! Resposta: eles não podem resistir por muito tempo. Em vez de ganhar a liberdade, afundaram na escravidão; e em vez de servir à causa do amor fraterno e à união da humanidade, eles, ao contrário, caíram na dissensão e no isolamento... Portanto, o serviço à humanidade, o amor fraterno e a solidariedade humana parecem cada vez mais vazios. Pois, como um homem pode livrar-se do hábito de satisfazer os inúmeros desejos que ele mesmo criou para si? Isolado como está por sua “liberdade”, que preocupação terá com o resto da humanidade? Tais homens podem possuir mais “coisas”, ter uma quantidade maior de objetos, mas a alegria desapareceu de suas vidas.

 

O caminho monástico é muito diferente. A obediência, o jejum e a oração são ridicularizados, mas somente através deles está o caminho para a verdadeira liberdade. Suprimo meus desejos supérfluos e desnecessários, castigo minha vontade própria com obediência, e com a ajuda de Deus alcanço a liberdade espiritual e a alegria... A salvação da Rússia vem do povo. E o monge russo sempre esteve do lado do povo... O povo enfrentará os ateus e os vencerá, e a Rússia será una e ortodoxa. Cuide do camponês e guarde seu coração. Educá-lo tranquilamente é seu dever como monges, pois o camponês tem Deus no coração.

 

Kyrie eleison. 


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)



Comentários Eleison: CONVERSÃO DA RÚSSIA

Por Dom Williamson

Número DCCCXII (812) – 4 de fevereiro de 2022

 

CONVERSÃO DA RÚSSIA

 

Ao Imaculado Coração de Maria todos devemos rezar,

Para a Santa Rússia, com seu papel salvador cumprir.

 

Devido à guerra que continua assolando a Ucrânia neste ano novo, a Rússia segue aparecendo muito nos noticiários da nossa mídia vil, a qual vem lhe desferindo de modo uniforme uma incessante campanha difamatória. Sem dúvida, isso é parcialmente merecido, porque a Rússia comunista (1917-1991) de fato, nas palavras de Nossa Senhora de Fátima, “espalhou seus erros por todo o mundo”. No entanto, com certeza há muito mais no imenso território russo do que os olhos podem ver. Mesmo sendo Winston Churchill (1874–1965) um político brilhante, a Rússia o deixava desconsertado, a ponto de ele dizer que ela era “uma charada envolta em um mistério dentro de um enigma”. Em contrapartida, Nossa Senhora de Fátima pediu ao Papa e aos Bispos católicos que consagrassem a Rússia ao Seu Imaculado Coração, e então “um período de paz seria dado ao mundo”. Mas por que a Rússia? Por que não outros países muito mais católicos, como Itália ou França?

 

Certamente, o ponto-chave da Rússia é que possui um povo profundamente religioso, que a fez ficar conhecida por séculos, após sua conversão ao cristianismo em 988, como a “Santa Rússia”, com uma capacidade correspondente para o grande bem ou o grande mal. Aqui está o que pode ter desconsertado um materialista moderno como Churchill. Assim também os russos chamam Moscou a “Terceira Roma”, sugerindo que é a sucessora da própria Roma e depois da Constantinopla bizantina, como se Moscou tivesse um papel central que desempenhar na cristianização do mundo. Um famoso assessor russo do presidente Putin, Alexander Dugin, sempre que fala da guerra na Ucrânia dá claramente a entender que a Rússia estaria lutando para impedir que a Nova Ordem Mundial descristianize a humanidade. O próprio Putin sempre defendeu aqueles que são os valores naturais e cristãos contra as perversões imorais do Ocidente apodrecido, destacando assim a figura de um verdadeiro estadista em meio aos fantoches que hoje se erguem como líderes das nações ocidentais.

 

Já aconteceu antes na história de a Rússia ter agido para salvar a Europa dos demônios do liberalismo. Em 1812, Napoleão havia estabelecido a Revolução Francesa em muitos países da Europa, e, naquele ano, reuniu um enorme exército de 600.000 homens para invadir a Rússia e incorporá-la também à sua ambição de uma nova ordem mundial, ainda por nascer. Geralmente se dá crédito ao inverno russo pela derrota de Napoleão, mas foram os russos que, com seu patriotismo e coragem na batalha de Borodino, infligiram um duro golpe no exército invasor. Em 1814, o czar Alexandre I estava em Paris com seus soldados para fortalecer a paz com a França e formar a “Santa Aliança” para ajudar a Europa a manter a Revolução sob controle. Mesmo em 1941, Stalin reabriu as igrejas na Rússia soviética para permitir que a religião e o patriotismo do povo, e não seu comunismo, fizessem a maior parte da dura luta necessária para esmagar o nazismo, para o benefício temporário de todo o mundo.

 

Um famoso romancista russo, Fiódor Dostoiévski (1821-1881), põe na boca de um personagem em seu romance intitulado “Os Demônios” (1871),  ou “Os Possuídos”, uma visão assombrosa da futura loucura e posterior conversão da “amada Rússia”. O personagem é um velho e tolo liberal, mas à medida que o delírio e a morte se aproximam dele, passa a ter momentos de pura percepção do futuro: ele vê a Rússia cheia de demônios, tal como o homem do Evangelho (Mc.V, 1-20) possuído por uma legião de demônios, que então, ao ser libertado de todos eles, senta-se calmamente aos pés de Nosso Senhor. O autor estava ou não prevendo a Rússia sendo possuída pela loucura do comunismo e depois sendo finalmente libertada pela futura Consagração ao Imaculado Coração de Maria?

 

Eis o texto de Dostoiévski:

 

Agora me vem à mente uma grande quantidade de ideias. Veja, é exatamente como acontece na nossa Rússia. Esses demônios que saem do homem doente e entram nos porcos são todas as chagas, todos os contágios imundos, todas as impurezas, todos os demônios grandes e pequenos que se multiplicaram naquela grande inválida, nossa amada Rússia, no transcurso de várias épocas. Mas uma grande ideia e uma grande Vontade o envolverão do alto, como aquele louco possuído por demônios, e todos aqueles demônios sairão à luz, toda a impureza, toda a nojeira que estava apodrecendo na superfície... e eles mesmos implorarão para entrar nos porcos; e talvez já tenham entrado neles! Eles somos nós, nós e aqueles (jovens revolucionários), e talvez eu à frente deles, e nós nos lançaremos, endemoniados e loucos, dos rochedos para o mar, e todos nos afogaremos; e esse é o nosso destino, pois foi ao que servimos. Mas o enfermo será curado e “se assentará aos pés de Jesus”, e todos o olharão com espanto... mas agora isso me inquieta muito... (“Os Demônios”, 3ª Parte, Cap. 7-II)

 

Kyrie eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)

Homilia do Domingo da Quinquagésima


__________________________________________
✅Calendário Litúrgico Tradicional - 2023 com frete grátis
Atendimento:
Email: atendimentomarianos@gmail.com
Siga a loja em:
Instagram: https://www.instagram.com/lojadosmarianos/
Youtube: https://www.youtube.com/@lojadosmarianos
________________________________________________
Nossas redes:
☑️Telegram: https://t.me/MosteiroNSF
☑️Facebook: https://bit.ly/3P0A43X
☑️Blog: https://fbmvm.blogspot.com.br
☑️E-mail: mosteironsf@gmail.com
☑️Instagram: https://www.instagram.com/mosteironsf
☑️Glória TV: https://bit.ly/3bJ5AWi
☑️Rumble: https://rumble.com/c/c-1695745
☑️Odysee: https://bit.ly/3C4sIJZ
-----
✝️ Missa tridentina
⏱Seg a sáb: início entre 6:20h e 6:30h (missa rezada)
⏱Domingos: 8:00h (missa com cânticos)
___
Familia Beatae Mariae Virginis  (F.B.M.V.)
Mosteiro de Nossa Senhora da Fé e Rosário - Candeias - Bahia
"Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis!"

Missa de 7º Dia

 


CNL-OPN


Convidamos a todos os irmãos na fé para a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas às 8h em nosso mosteiro que será celebrada com a intenção principal em sufrágio da alma do nosso Rev. Pe. Joaquim.

JESUS+MARIA


Homilia da Missa de Requiem do Pe. Joaquim

 


Familia Beatae Mariae Virginis  (F.B.M.V.)

Mosteiro de Nossa Senhora da Fé e Rosário - Candeias - Bahia

"Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis!"


✝️ Missa tridentina

⏱Seg a sáb: início entre 6:20h e 6:30h (missa rezada)

⏱Domingos: 8:00h (missa com cânticos)


✅Campanha em prol das obras de acabamentos no interior da igreja: https://youtu.be/9_JrxrUgzwM

✅DOAÇÕES AO MOSTEIRO:

--- Banco do Brasil

--- Familia Beatae Mariae Virginis

--- CNPJ: 13.501.481/0001-60

--- Agência: 3449-5

--- Conta Corrente: 47.119-4

            Ou através do 

--- PIX: 13.501.481/0001-60 

     _____________________________________________________

🙏Que Nosso Senhor Jesus Cristo vos pague a caridade!🙏

    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

☑️Telegram: https://t.me/MosteiroNSF

☑️Facebook: https://bit.ly/3P0A43X

☑️Blog: https://fbmvm.blogspot.com.br

☑️E-mail: mosteironsf@gmail.com

☑️Instagram: https://www.instagram.com/mosteironsf

☑️Glória TV: https://bit.ly/3bJ5AWi

☑️Rumble: https://rumble.com/c/c-1695745

☑️Odysee: https://bit.ly/3C4sIJZ

Exéquias - Pe. Joaquim



CNL-OPN

Convidamos a todos para nos unirmos em oração nas cerimônias fúnebres do nosso Rev. Pe. Joaquim, ocasiões propícias para suplicarmos a misericórdia do Bom Deus por sua alma e rogarmos aos santos, em especial a Nossa Senhora, a quem ele se consagrou como escravo na FBMV, que lhe abram as portas do céus o mais depressa possível.

JESUS+MARIA

Falecimento do Padre Joaquim


 CNL-OPN


Hoje, às 03:25h, o nosso caro Padre Joaquim deu o seu último fiat voluntas tua ao chamado do Bom Deus.


Mais uma vez solicitamos a todos a caridade da oração por sua alma.


Logo mais daremos informações a respeito do seu velório, missa e sepultamento.


JESUS+MARIA

Informações sobre o Pe. Joaquim, FBMV.

 CNL-OPN

Informações sobre o Pe. Joaquim, FBMV.


    O estado de saúde do nosso Reverendo Pe. Joaquim agravou-se nas últimas semanas com as ocorrências de novas enfermidades que o colocaram em maior risco de vida. 

    Dando entrada em 30/01 na emergência do Hospital Santa Isabel, Salvador, aí permaneceu entre socorros e monitoramentos até que, conseguindo por alguns dias se estabilizar por meio de medicamentos, recebeu hoje alta hospitalar.

    Encontrando-se em leito de UTI já no dia 31, os médicos julgaram, depois de obter o consentimento do paciente, que, dado o avanço e raridade do seu câncer, havia chegado o momento de encerrar o combate contra ele. A cura não estava mais ao alcance da medicina e todo tratamento aplicado para esse fim apenas lhe causaria maior sofrimento e redução de tempo de vida. Só um milagre o salvaria. A partir de então o paciente receberia apenas tratamentos paliativos e é nesta etapa que ele hoje recebe alta para continuar o mesmo tratamento no conforto de um lar. 

    Mas, nem tudo são lamentações.

    Nosso caro padre desde a descoberta da doença a tem enfrentado espiritualmente muito bem e especialmente nesses últimos dias recebeu e continua a receber todo o conforto espiritual de graças que a Santa Igreja concede aos seus filhos nesses momentos.

    Ainda no dia 31, recebeu a Extrema Unção conferida por nosso superior, Pe. Jahir, o qual por quase todos os dias seguintes deu-lhe também a Sagrada Comunhão.

    Alguns dias depois recebeu a visita de sua Excia. D. Tomás de Aquino, O.S.B. que veio trazer-lhe sua benção apostólica e também a Sagrada Comunhão, mas não sem antes atender o paciente que lhe solicitava a confissão, pois era o primeiro sábado do mês e não se esquecera de cumprir os preceitos de sua devoção ao Imaculado Coração.

    Prova de que nosso reverendo padre está resignado e abandonado aos desígnios de Deus foi um escrito que se encontrava numa placa identificadora do paciente em seu leito de UTI com os dizeres:
Gosto: de rezar
Desejo: fazer a vontade de Deus.

    É também com esse mesmo espírito que durante todo esse tempo ele vem sendo acompanho por seus irmãos de religião, além de sua família e alguns fiéis que se unem para servi-lo noite e dia. 

    Sabemos que muitos outros gostariam de fazer algo a mais a ele em retribuição dos tantos serviços que outrora receberam desse mesmo padre. 

    Nós agradecemos toda boa disposição, mas é a oração a principal caridade a oferecermos por ele nesse momento, e é o que o próprio Pe. Joaquim a todos continua a suplicar: rezem por mim.

    Consoladora dos aflitos, rogai por nós.


Pe. Jahir dando a comunhão ao Pe. Joaquim no claustro do Hospital Santa Isabel.




Comentários Eleison: SACERDÓCIO APRECIADO – II

 

Por Dom Williamson

Número DCCCXI (811) – 28 de janeiro de 2022

 

SACERDÓCIO APRECIADO – II

 

Para afastar-se de Deus, os homens adoram as máquinas.

E isso significa tornar-se seres desumanos.

 

A conclusão dos “Comentários” da semana passada foi expressa de forma um tanto provocativa, e pode precisar de alguma explicação. Aqueles “Comentários” apresentavam um jovem estudante de “psicologia” a quem Deus deu verdadeira luz para entrar na Igreja Católica enquanto estudava. Mas quando começou a exercer, não sem êxito, a profissão de “psicoterapeuta”, percebeu que um sacerdote católico é que deveria estar dizendo aos seus pacientes o que ele mesmo lhes dizia. Os “Comentários” também trouxeram um dístico de luto pelos homens modernos, que por um lado levam muito a sério a psicologia, a psiquiatria, a psicoterapia, etc.; mas, por outro lado, não acreditam em nenhuma alma espiritual, ou “psique” – palavra grega para “alma”. Tratemos um pouco dessa contradição.

 

Ora, antes de tudo, que nenhum praticante da “psicoterapia” que honestamente se esforce para ajudar seus semelhantes, se ofenda com qualquer coisa que se siga aqui nos “Comentários” desta semana, que têm somente a intenção de mostrar aos católicos como, com o mínimo de conhecimento de seu catecismo, eles dominam melhor a realidade do que muitos supostos “especialistas” em todo tipo de domínio, vindos de todo tipo de supostas “universidades”. Comecemos enquadrando o homem no universo como o número três das seis categorias de entes existentes;

 

1 O Criador de todos os outros entes, DEUS, Espírito Infinito, sem nenhum traço de matéria ou materialidade n’Ele.

 

2 Os ANJOS criados, espíritos finitos, mas também puramente espirituais, sem nada de material em sua essência.

 

3 Os HOMENS criados, espíritos finitos por sua alma espiritual, mas também animais materiais por seu corpo físico.

 

4 Os ANIMAIS criados, inteiramente materiais, com vida e movimento, mas sem nada propriamente espiritual neles.

 

As PLANTAS criadas, inteiramente materiais, com vida, mas sem movimento nem nada espiritual nelas.

 

Os MINERAIS criados, os mais materiais de todos, sem vida, movimento ou qualquer elemento quase espiritual.

 

Observe nesta gradação de seis partes de todos os entes como eles sobem do puramente material ao mais puramente imaterial, ou espiritual. Os minerais têm somente existência. As plantas têm existência, mas também vida que não é puramente material na medida em que, por exemplo, frustra todas as tentativas de nossos cientistas materialistas de reproduzi-la artificialmente. Em seguida vêm os animais brutos, que têm, além de sensação e movimento próprio, outros passos fora da materialidade, mas sem alcançar a espiritualidade, que está reservada, entre as criaturas materiais, ao homem, e que, por sua natureza, o dota de uma alma espiritual em si mesma livre de matéria, mas no homem íntima e misteriosamente unida ao seu corpo material. Essa alma é o que dá a ele, mas não aos animais brutos, a faculdade da razão, ou seja, a mente e a vontade, e a capacidade para a vida sobrenatural pela qual todo homem vivo sempre foi, é ou será, como os anjos, destinado a Céu, se assim livremente o desejar. Todas as outras criaturas materiais são criadas por Deus para servir ao homem a fim de que este cumpra esse destino espiritual. Já no reino espiritual, os anjos finitos conservam algo que é como um último traço de materialidade, no sentido de que existem multidões deles, assim como existem multidões de criaturas materiais, enquanto o Ser Supremo é um ser espiritual infinito que só pode ser Um.

 

Mas e se o homem virar as costas para o Ser Espiritual Supremo? Então esse homem desprezará todos os seres que compartilham do espírito, que são os anjos e os homens, e descartará até mesmo os animais e as plantas levemente espirituais, e se sentirá mais à vontade com os minerais, porque sua perfeita previsibilidade os torna os melhores assuntos de seu conhecimento. Assim, para o homem moderno, quanto mais material uma ciência pode ser, mais verdadeiramente “científica” ela é. Pelo contrário, a menor mistura de livre-arbítrio espiritual em qualquer ramo do conhecimento já será desprezada como “não científica”. A verdadeira teologia católica é um ótimo exemplo.

 

Infelizmente para o nosso homem moderno “científico”, as pessoas se interessam por pessoas, e precisam de pessoas; e precisam delas não como máquinas minerais, mas como pessoas, com toda a sua espiritualidade e livre arbítrio. Isso se dá porque o grande drama e propósito da vida de todas as pessoas é como cada um de nós, com o livre-arbítrio, está preparando sua eternidade, e isso não tem nada que ver com a pura matéria. Portanto, as ciências mais “científicas” são as menos interessantes, mas os materialistas estão fadados a interessar-se por questões humanas, mesmo que tenham de fingir que seus interesses humanos são, contudo, “científicos”. Daí a “psicologia”, a “psiquiatria” e todos os outros “psi-s”, e a “sociologia”, etc, etc. – todos estão buscando os restos de um Deus desaparecido!

 

Kyrie Eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)