Comentários Eleison: O TRIO INIMIGO


Por Dom Williamson

Número DCCCXVII (817) – 11 de março de 2023

 

O TRIO INIMIGO

 

Quaresma? Como? Eu preciso de um M-A-P [mapa] que mostre o caminho:

Ei-lo: M ortificação, A uxílio (dar esmola) e P rece (oração).

 

A Quaresma é certamente uma boa época do ano para fazer um balanço de um trio clássico de inimigos da alma humana empenhados em mandar as almas para o Inferno: o mundo, a carne e o diabo. O que é de especial interesse é a variedade de formas, lugares e momentos em que os três aparecem, algo que certamente reforça que sejam reais. Eles aparecem como um trio no Antigo e no Novo Testamento, nas próprias tentações de Nosso Senhor e na vida de Seus seguidores, tanto religiosos como seculares.

 

Antigo Testamento: bem no começo da humanidade, na queda de Adão e Eva (Gn. III, 1–7), o trio está presente nas palavras astutas do Diabo tentando Eva. Carne – o Diabo tenta Eva a comer da maçã que Deus lhes havia proibido comer, mas que parecia tão atraente. Mundo – quando Eva objeta que Deus os advertiu que morreriam se comessem dela, o Diabo responde com uma mentira característica: "Vocês não morrerão". Sua feliz existência neste mundo continuará sem interrupção, como foi no Jardim do Éden. Diabo – com outra mentira, apela à vaidade e ao orgulho de Eva: “Sereis como deuses”. O trio marca o pecado original.

 

Nosso Senhor: em Sua tentação no deserto, o trio está claramente presente (Mt. IV, 1–12). Carne – o Diabo tenta Nosso Senhor, primeiramente para que transforme as pedras do deserto em pão, pois Ele já está jejuando há 40 dias, e Seu estômago deve estar implorando por algo que comer. Mundo – então o Diabo o tenta a realizar algum milagre estupendo para impressionar as multidões deste mundo, assim como um salto livre do topo de um prédio impressionaria os aficionados por esportes. Por fim, o Diabo oferece o seu poder político mundial a Nosso Senhor se este simplesmente curvar-se e adorá-lo. Então Nosso Senhor o afugenta com citações das Escrituras.

 

Novo Testamento: Na Primeira Epístola de São João aos primeiros cristãos, o Apóstolo amado de Nosso Senhor se refere claramente ao mesmo trio: “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne (a Carne), a concupiscência dos olhos (o Mundoe a soberba da vida (o Diabo), não é do Pai, mas do mundo” (I Jo.II, 15–16) . A “concupiscência dos olhos” é o desejo da alma de desfrutar de todas as glórias deste mundo, como a dos turistas, ávidos por todas as curiosidades que há para ver em sua rota turística.

 

Remédio dos religiosos cristãos: Muitos cristãos pertencentes a Ordens ou Congregações religiosas, pelo menos antes do Vaticano II, costumavam fazer um tríplice juramento de praticar até a morte três virtudes, nas quais se vê novamente o trio: pobreza, castidade e obediência. Contra o Mundo, a pobreza; contra a Carne, a castidade; contra o orgulho do Diabo, a obediência. Ter que obedecer a qualquer autoridade ou comando que venha de cima é sempre humilhante. Só quem já é humilde não sente a humilhação. A tentação de rebelar-se está sempre presente. E, por último, mas não menos importante, chegamos ao trio de...

 

Remédios para leigos na Quaresma: as boas resoluções para a Quaresma também se dividem em três, segundo o trio: contra a minha Carne, alguma mortificação. Não precisa ser pesada, mas deve ser alguma coisa, e direcionada contra os desejos da carne. De manhã, por exemplo, lavar-se com água fria ou, no máximo, morna. Na mesa, abster-se de qualquer coisa para comer ou beber que seja agradável, mas não estritamente necessária – por exemplo, açúcar ou vinho. Para o propósito de Deus, dado que Ele conhece as minhas fraquezas, o mero gesto pode ser suficiente, sobretudo se minha prática constante do pequeno gesto demonstra que minha vontade está envolvida, e não apenas sentimentos.

 

Contra o meu mundanismo, ou amor deste Mundo, dar alguma esmola. Mais uma vez, o gesto não precisa ser heroico, nem devo empobrecer a mim mesmo ou à minha família, mas Deus verá e recompensará qualquer coisa que eu destine para compartilhar com qualquer pessoa necessitada um pouco do que Ele me deu, e que minha família ou eu não precisemos estritamente.

 

Finalmente, contra o meu orgulho de viver – Diabo –, algum hábito extra de oração que sempre me humilhe diante de Deus.

 

Cinco Mistérios do Rosário fielmente todos os dias? Ou aproveitar a motivação da Quaresma para começar com os Quinze Mistérios? O Rosário é certamente uma oração humilde. Começar a rezá-lo em breve por medo, depois que as bombas começarem a cair, ainda será bom; mas começar a fazê-lo motivado pela fé, antes que as bombas caiam, certamente será melhor.

 

Kyrie Eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)