Comentários Eleison: GENTILEZA: HERESIA?

 


Por Dom Williamson

Número DCCCXIV (814) – 18 de fevereiro de 2023

 

GENTILEZA: HERESIA?

 

A “gentileza” muitas vezes deve ser deixada de lado.

Quando os homens são brandos, podem ser cruéis sendo gentis.

 

Agradeçamos a Deus por todo o bem que a Fraternidade Sacerdotal São Pio X fez e ainda faz pelas almas, mas é preciso reconhecer que ela mudou em relação ao que era sob o Arcebispo Lefebvre (1905-1991). Aqui está um testemunho interessante de alguém que conhece a Fraternidade:

 

Ao longo de alguns anos, notei uma mudança na orientação que atualmente se adota em um seminário da FSSPX em relação à formação sacerdotal e ao discernimento da vocação ideal para o sacerdócio. Por exemplo, será que tenho razão em distinguir entre a sã doutrina (que a FSSPX ainda manifesta) e uma “gentileza” que se desenvolveu em sua apresentação, que parece estar impregnando e dificultando a capacidade da Fraternidade de combater os erros e pregar a doutrina sem inibições pelo respeito humano? A apresentação “gentil” da sã doutrina pode tirar alguém de muitas situações delicadas, porque se se lhe acusam de transigir, sempre pode responder que a doutrina não está sendo mudada, mas somente que a situação exige uma abordagem mais branda. Esta resposta cheira a liberalismo, mas se for velada pela fidelidade à doutrina, então um homem pode pensar que não há compromisso. No entanto, não se está perdendo aquela simplicidade pela qual as almas sabem exatamente o que se deve dizer ou fazer? Tenho a sensação de que não consigo compreender em que consiste exatamente essa nova mentalidade. O senhor acha que há algum fundamento em minha preocupação de que a ortodoxia possa eventualmente estar sendo prejudicada?

 

E aqui está uma segunda questão que não está desconectada da primeira. Na formação do seminário para o sacerdócio, não se deveria apreciar e encorajar os seminaristas que querem ir além da superfície das coisas para penetrar até as últimas consequências da verdade? No entanto, nos últimos anos os padres ou seminaristas da FSSPX parecem ter-se tornado “suspeitos” caso façam perguntas ou tentem entender o raciocínio por trás das decisões. Mesmo que alguém demonstre a maior prudência e respeito, o simples fato de questionar algo está sendo visto com preocupação por parte das autoridades da FSSPX. Assim, as personalidades mais fortes são as mais rigorosamente escrutinadas, e, mesmo que tenham vocações, parecem experimentar um período mais difícil no apostolado.

 

Então, o senhor acha que é ingênuo de minha parte questionar se os homens bons que buscam pregar Cristo Rei com eficácia, sem serem politicamente corretos, ainda poderão continuar dando frutos no apostolado, uma vez que o foco na FSSPX (pelo menos aparentemente) agora está mais na imagem da Tradição do que na luta pelas almas? Quero oferecer minha vida por Deus, mas será que alguém na minha posição pode ter dificuldade, tendo em vista esse atual enfoque da Fraternidade? Claro que Deus pode fazer conosco o que quiser, e não sabemos o futuro, nem deveríamos, mas pergunto se o senhor acha que o tipo combativo está sendo neutralizado por um espírito que praticamente evita o confronto e dissuade qualquer análise independente.

 

A aplicação dos princípios da Fé ao âmbito secular certamente está intimamente associada ao reinado de Cristo sobre toda a sociedade, e não apenas à vida espiritual pessoal.

 

Kyrie eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)