Comentários Eleison: ROSÁRIO ARMADO?

 
Por Dom Williamson

Número DCCXCII (793) – 24 de setembro de 2022

 ROSÁRIO ARMADO?

 

    Deus não é servido por lutas meramente humanas,

    Mas somente pelo afã de servir aos Seus direitos.

 

Na véspera da festa da Assunção, apareceu na revista “Atlantic”, publicada nos EUA, um artigo que causou algum rebuliço ao associar o Rosário a uma violência e a um terrorismo de direita. Escrito por um tal Daniel Palleton, residente em Toronto, Canadá, foi intitulado: “Como a cultura armamentista extremista está tentando cooptar o Rosário”, e teve como subtítulo: “Por que as contas sacramentais aparecem de repente ao lado de AR-15’s na Internet?” (O fuzil do tipo AR-15 é um fuzil popular leve semiautomático). Segue um resumo dos 13 parágrafos do artigo de Panneton.

 1 Os católicos Rad-Trad (ou seja, radicais-tradicionalistas) estão transformando o Rosário em uma arma de violência.

 2 Exibem-no na Internet em suas páginas nas redes sociais, onde têm milhares de seguidores.

 3 Assim, associado à violência e ao racismo da extrema direita, o Rosário prepara o terrorismo do mundo real.

 4 De fato, o Rosário há muito está associado à luta da Igreja Militante contra seus inimigos.

 5 No catolicismo convencional, o Rosário não é uma ameaça, mas os católicos radicais não são convencionais.

 6 Eles são masculinistas com mentalidade de milícia, que jogam jogos de guerra,

 7 com sua própria indústria artesanal de serviços e bens à venda, incluindo “Rosários de combate”.

 8 Têm fantasias masculinas de recorrer à violência em defesa de suas famílias ou igrejas.

 9 Os nacionalistas cristãos, que antes desconfiavam deles, agora os aceitam cada vez mais.

 10 De fato, os Rad-trads e os nacionalistas cristãos estão compartilhando um ideal de “violência justa”.

 11 Pode ser que esses dois lados ainda estejam divididos em questões de doutrina e religião,

 12 mas podem envolver-se e se envolvem em causas comuns, como, por exemplo, sua homofobia e sua hostilidade em relação ao aborto.

 13 Os Rad-Trads têm o dever de amar e perdoar, mas hoje eles estão transformando o Santo Rosário em uma arma de violência e guerra física.

 O único ponto que Panneton acerta é que há uma enorme guerra acontecendo entre combatentes de “esquerda” e de “direita” em todo o mundo. É uma guerra imensa, porque para ambos os lados se trata de uma cruzada sagrada. Isso porque é de fato uma guerra a favor ou contra Deus. Em razão de Deus Todo-Poderoso ser hoje tão amplamente desprezado e desacreditado, os “esquerdistas” normais podem não compreender que sua luta mesma é uma cruzada para destruir os últimos restos da cristandade, mas a cruzada é para isso. Quanto aos “direitistas”, eles estarão prejudicando sua própria cruzada para defender ou preservar a decência pós-cristã se não a basearem em Deus, que é a força fundamental deles. Um exemplo notável é sua luta contra o aborto. Se esses direitistas continuarem preferindo ficar sem Deus, sua revogação de “Roe v. Wade” será revertida mais uma vez. Compartilhar a despreocupação dos “esquerdistas” em relação a Deus certamente não faz com que muitos “direitistas” sejam melhores do que eles.

 Portanto, se o Rosário sempre foi realmente um grande meio de defesa da cristandade, como em 1571 em Lepanto, em 1683 em Viena, em 1955 na Áustria, é porque é muito centrado em Deus, em Nosso Senhor e Nossa Senhora. Somente se os guerreiros do Rosário de hoje estiverem realmente afastando-se de Deus para lutar contra os esquerdistas com as armas usadas pelos esquerdistas para lutar contra Deus, Panneton tem razão. Mas se aqueles que rezam o Rosário se esquecem dos direitistas ou dos esquerdistas quando o utilizam para preencher-se com os interesses de Deus, então, seguramente, mais uma vez o Rosário poderá salvar a cristandade.

 Kyrie eleison.

Eleições 2022

 Eleições 2022

Eis a nossa sugestão de votos para as eleições atuais.


Não vote em branco. A esquerda é minoria. Se você votar em Branco estará tirando voto da direita, ajudando a esquerda.

Obs: Se você não é do estado da Bahia e não conhece bem os candidatos concorrentes a sugestão é votar naqueles indicados diretamente por Bolsonaro.

A Condescendência e a Inveja Homilia do 16º Domingo depois de Pentecostes


Intróito/
Sal. 85, 3 e 5.

Tem misericórdia de mim, Senhor, porque eu clamei a ti o dia todo, e porque tu, Senhor, és bondoso e gentil, e derramas tuas misericórdias abundantemente sobre todos os que te invocam.
Ps. ibid., 1.Inclina o teu ouvido para mim, Senhor, e ouve-me porque sou fraco e pobre.
V/. Glória Patri.

Coleta
Rogamos a Ti, Senhor, que tua graça sempre nos avise e nos acompanhe, e que nos permita ser constantemente aplicados às boas obras.

Leitura da Epístola dos  

Efésios 3, 13-21 
13.Por isso vos rogo que não desfaleçais nas minhas tribulações que sofro por vós: elas são a vossa glória.14.Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,15.ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.17.Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,18.a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,19.isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.20.Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos,21.a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.

Gradual.Sal. 101, 16-17.Timébunt gentes nomen tuum, Dómine, et omnes reges terræ glóriam tuam. As nações temerão o teu nome, Senhor, e todos os reis da terra, a tua glória.V/. Quóniam ædificávit Dóminus Sion, et vidébitur in maiestáte sua. Porque o Senhor construiu Sião e será vista em sua majestade.Aleluia, aleluia. V/. Sal. 97, 1.Aleluia, aleluia.
Cantáte Dómino canticum novum: quia mirabília fecit Dóminus. Aleluia. Cante um novo cântico ao Senhor, porque ele fez coisas maravilhosas. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 14,1-11                                                                        
1.Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.2.Havia ali um homem hidrópico.3.Jesus dirigiu-se aos doutores da lei e aos fariseus: É permitido ou não fazer curas no dia de sábado?4.Eles nada disseram. Então Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e despediu-o.5.Depois, dirigindo-se a eles, disse: Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?6.A isto nada lhe podiam replicar. 7.Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:8.Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,9.e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.10.Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.11.Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado.

Ofertório/Pr. 39, 14 e 15.
Senhor, por favor me ajude. Que aqueles que procuram tirar minha vida sejam confundidos e temerosos. Senhor, procure ajuda.

Secreta
Nós vos suplicamos, Senhor, purificai-nos pelo efeito do presente sacrifício e, mostrando-nos misericórdia, fazei-nos merecer participar dele.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/   Sal. 70, 16-17 e 18.
Senhor, eu me lembrarei de sua justiça somente para você; Ó Deus, tu me ensinaste desde a minha juventude, até a minha velhice e até o declínio das minhas forças, ó Deus, não me abandones.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós vos suplicamos, Senhor, dignai-vos, em vossa bondade, purificar e renovar nossas almas por vossos sacramentos celestes, para que também recebamos deles para nossos corpos uma ajuda que nos servirá tanto para o presente como para o futuro.

Comentários Eleison: DEUS É EGOÍSTA?


Por Dom Williamson

Número DCCXCII (792) – 17 de setembro de 2022

 

DEUS É EGOÍSTA?

 

Se o amor não for dado livremente, há algo errado.

Deus quer que sejamos livres para optar, ou não, por Sua bem-aventurança.

 

Um leitor escreveu-nos trazendo uma objeção à bondade de Deus, que sabe ser falsa, mas que, no entanto, o perturba, e para a qual ele não encontrou durante muito tempo uma resposta que o satisfizesse. Eis o problema:

 

1 Ordenar a alguém: “Ama-me, ou estourarei os seus miolos”, tanto é egoísmo, porque é egocêntrico, como ridículo, porque as ameaças não podem produzir o amor verdadeiro.

 

2 Mas Deus diz exatamente isso quando diz às Suas criaturas humanas: “Se vocês não Me amam, vão para o inferno”.

 

3 Portanto, Deus é egoísta e ridículo (é Satanás quem diz isto).

 

Para responder a essa objeção ao amor de Deus, vejamos primeiramente qual é a verdade sobre o que Deus diz às Suas criaturas humanas quando, criando Ele mesmo suas almas imortais e infundindo-as nos corpos materiais formados pelo pai e pela mãe humanos de cada uma delas, Ele traz os seres humanos à existência: “Meu querido filho, ao dar-te vida e livre-arbítrio, quero que faças uso de tua vida na terra para que, quando morreres, tenhas merecido compartilhar Minha felicidade eterna comigo em Meu Céu. Mas não vou forçar-te a vir para o Meu Céu, porque se eu te forçasse, faria de ti um robô, e os robôs não podem desfrutar do Meu Céu. Deixar-te-ei inteiramente livre para não vir ao Meu Céu se não quiseres fazê-lo. Escolher o inferno será uma decisão totalmente tua.

 

Ora, é verdade que influências poderosas como o mundo, a carne e o diabo farão o possível para que tu prefiras o Inferno ao Céu, e é verdade que a maioria dos homens a quem dou a vida acaba preferindo o Inferno ao Céu; mas em todos os casos isso terá sido tua própria e livre escolha, e eu não te forçarei a escolher o Inferno mais do que forço qualquer um a escolher o Céu. E note que quanto mais maléficas forem as influências a que aqueles que forem salvos terão resistido para preferir o Meu Céu, tanto mais glorioso e feliz será o Céu para eles. Assim, o mal tem um propósito e, embora eu não o queira, eu o permito, precisamente para que possa fazê-lo servir à bem-aventurança eterna daqueles que recusam o mal.

 

E se me objetas que no mundo moderno a confusão e o mal são avassaladores e são fortes demais para que muitas almas possam resistir, eu te respondo que sempre que o mal se torna realmente muito grande, como no tempo de Noé (que seguiu resistindo a ele), posso intervir, como fiz com o Dilúvio. De fato, o Dilúvio salvou para a eternidade muitas almas que, de outra forma, teriam cedido à corrupção, e por isso foi um grande ato de Minha Misericórdia. Em pleno século XXI, esperem que Eu lhes dê um grande Aviso, anunciado notavelmente pelas quatro meninas de Garabandal, na Espanha, nos anos 60. Será de grande ajuda contra toda a confusão para a salvação através de Jesus Cristo, mas somente se as próprias almas escolherem livremente que querem ser salvas.

 

Agora apliquemos essas verdades às três proposições da objeção original anterior.

 

1 Dizer a alguém “Ama-me ou te matarei” é egoísmo se aquele que diz isso o faz principalmente para ser amado. Mas Deus, em Si mesmo, está em bem-aventurança absoluta e imutável. Somente externamente a Si mesmo Ele ganha algo pelas almas que compartilham Sua bem-aventurança. Essa bem-aventurança Ele deseja para elas principalmente pelo bem delas mesmas, não para Si mesmo. Então, não há egoísmo, e tampouco Deus é ridículo. É claro que Ele não quer um amor forçado. Ele nos deixa totalmente livres para amá-Lo, ou não.

 

2 É verdade que se não amarmos a Deus como deveríamos, de modo a morrermos em estado de pecado mortal, teremos merecido o Inferno. Mas uma vez no Inferno, grande parte da tortura será ver com a maior clareza com que facilidade eu poderia ter salvado minha alma, com toda a ajuda e todas as graças que Deus me deu em minha vida na terra. Mas livremente escolhi não querer Sua ajuda, e por isso o que estou sofrendo agora é totalmente culpa minha.

 

3 Portanto, Deus não está de maneira nenhuma dizendo: “Ame-me, ou estourarei os seus miolos”. Ele não é egoísta nem ridículo.

 

Kyrie eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)

Aquele que levanta os mortos - Homilia do 15º Domingo depois de Pentecostes



Intróito/ Ps. 85, 1 e 2-3.

Inclina o teu ouvido para mim, Senhor, e ouve-me. Salva, meu Deus, o teu servo que em ti espera. Tem piedade de mim, Senhor, porque clamei a ti o dia todo.
Ps. ibid., 4.Alegra a alma do teu servo, porque a ti elevo a minha alma, Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, purifica e fortalece a tua Igreja pelo efeito contínuo da tua misericórdia; e já que não pode subsistir sem você, conduza-o sempre por meio de sua graça.

Leitura da Epístola dos   
                                                                      
Gálatas 5,25-26; 6. 1-10 
25.Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.26.Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós. 1.Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação!2.Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a lei de Cristo.3.Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4.Cada um examine o seu procedimento. Então poderá gloriar-se do que lhe pertence e não do que pertence a outro.5.Pois cada um deve carregar o seu próprio fardo.6.Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.7.Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.8.Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.9.Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos.10.Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé.

Gradual. Sal. 91, 2-3.Bonum is confitéri Dómino: et psallere nómini tuo, Altíssime. É bom louvar ao Senhor e cantar hinos ao teu nome, ó Altíssimo.
V/. Ad annuntiándum mane misericórdiam tuam, et veritátem tuam per noctem.Para anunciar a tua misericórdia de manhã e a tua verdade durante a noite.Aleluia, aleluia. V/. Sal. 94, 3.Aleluia, aleluia.Quóniam Deus magnus Dóminus, e Rex magnus super omnem terram. Aleluia.Pois o Senhor é um grande Deus, um grande rei que domina toda a terra. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 7,11-16  
1.No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo.12.Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade.13.Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores!14.E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te.15.Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe.16.Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo.

Ofertório/ Pr. 39,2,3 e 4.
Com esperança esperei no Senhor, e ele olhou para mim; ele respondeu ao meu apelo. Ele colocou uma nova canção em meus lábios, um hino ao nosso Deus.

Secreta
Tua nos, Dómine, sacramenta custodiant: et contra diabólicos sempre tueántur incúrsus. Por Dominum. Que os teus sacramentos nos guardem, ó Senhor, e nos protejam sempre contra os ataques dos demônios.
Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .
Prefatio de B. Maria Virg. E você em Transfixione. Prefácio à Bem-Aventurada Virgem Maria E na Transfixação.

Comunhão/ São João 6, 52.
O pão que eu darei é a minha carne, para a vida do mundo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que a ação de seu dom celestial se exerça perfeitamente, ó Senhor, em nossas almas e em nossos corpos, para que não seja nosso próprio sentido, mas sua influência que sempre predomine em nós.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

Texto: Escravas de Maria

Comentários Eleison: A REALIDADE DE AQUINO


 Por Dom Williamson

Número DCCXCI (791) – 10 de setembro de 2022

 

A REALIDADE DE AQUINO

 

Leia Tomás de Aquino no original em latim.

O maior curador de mentes que se pode imaginar!

 

Em um único artigo de sua sensata Summa Theologiae (I, 85, 2), Santo Tomás de Aquino refutou, com cerca de 500 anos de antecedência, o absurdo de Kant e de seus numerosos seguidores nos tempos modernos, que afirmam que nossas mentes humanas só conseguem conhecer as aparências das coisas que nos rodeiam. Segundo Kant, os seres humanos não podemos conhecer a realidade das coisas no sentido de como elas realmente são por trás de suas aparências. A coisa como ela é em si mesma, em alemão “das Ding an sich”, é absolutamente incognoscível para nós. Nesse caso, cabe perguntar-se: como podemos ao menos saber que existe alguma “Ding an sich” por trás das aparências das coisas? De fato, os seguidores de Kant não prestaram mais atenção a nenhuma suposta realidade em si mesma, ou realidade extramental, e a “filosofia” moderna entrou para a Alice no País das Maravilhas do sorriso do Gato de Cheshire que continua na árvore depois que este já desapareceu. Adeus, realidade. Bem-vinda, literalmente, qualquer fantasia imaginável!

 

O Aquinate tem dois argumentos sensatos para atirar o pobre Kant para fora do ringue. Por exemplo, vejo um cavalo em um prado. Ora, o cavalo obviamente não está dentro da minha cabeça, mas tão somente uma representação do cavalo. Ora, é essa representação do cavalo pela qual eu conheço o cavalo, como uma janela sobre o cavalo mesmo, de modo que o próprio cavalo seja o que eu conheço; ou é essa representação mesma o que eu conheço, como uma pintura do cavalo que retrata o cavalo, mas não me dá nenhuma visão do próprio cavalo? Para o Aquinate, as representações em nossa mente são como janelas para a realidade fora de nossas mentes. Para Kant, elas são como pinturas por trás ou além das quais não podemos ver nada. Para o Aquinate, elas são por meio das quais conhecemos, para Kant são o que conhecemos.

 

Primeiro argumento de Aquino: se conhecemos somente o sorriso do gato e não o próprio gato, por assim dizer, como podemos ter algum conhecimento ou ciência dos gatos ou de qualquer realidade extramental? Não há mais ciência nem conhecimento da realidade fora de nossas mentes. Mas se não conhecemos nada fora de nossas mentes, mas apenas nossas próprias representações, dentro de nossas mentes, então é o fim de qualquer conhecimento da realidade, e o fim da ciência. É claro! Muitos “cientistas” contemporâneos terminam perdendo o controle da realidade de sua própria “ciência”, porque, como quase todo o mundo de hoje, eles permitiram que o kantismo corrompesse seu juízo.

 

Segundo argumento: se conhecêssemos apenas as representações em nossas mentes, então toda representação seria verdadeira, porque a verdade consiste na conformidade entre nossas mentes e a realidade fora delas. Mas se não pudéssemos conhecer nada além de nossas próprias representações, não teríamos acesso a nenhuma realidade exterior para poder dizer se nossas representações se conformam ou não a ela. Assim, todos os juízos de nossas mentes baseados em nossas próprias representações se tornariam verdadeiros, porque estariam em conformidade com eles mesmos. Assim, Paulo poderia julgar que o mel é amargo enquanto Pedro poderia julgar que é doce, e ambos estariam com a razão! Nenhum deles teria acesso a qualquer realidade objetiva além de suas próprias representações para resolver o choque de suas opiniões contraditórias. Aqui morre a lei da não-contradição, aqui morre a possibilidade de discussão, aqui morre todo pensamento objetivo, e aqui nasce a “filosofia” moderna.

 

E, chegando ao auge da objetividade, o Aquinate continua no mesmo Artigo explicando que, na vida real, a forma mesma do objeto fora de nossas mentes, que dá a esse objeto sua existência, é o que também in-forma nossas mentes, dando a nossas mentes a existência mesma de seus pensamentos. Em outras palavras, nossas mentes não só são capazes de captar a realidade extramental, mas também são incapazes de funcionar sem ela (pelo menos na origem de seu pensamento). Portanto, a própria base do pensamento humano deve ser objetiva, e a essa base (na medida em que é cognoscível) se pode recorrer para dirimir qualquer choque de opiniões subjetivas; e a lei na realidade objetiva da não-contradição – nada pode ser e não ser no mesmo sentido e ao mesmo tempo – é também a base do nosso pensamento. Assim, nossas representações da realidade são enfaticamente janelas que apresentam fielmente a realidade fora de nossas mentes, e não pinturas que bloqueiam nossa visão de qualquer realidade além ou por trás delas, como pretende o abominável Kant, para a ruína de qualquer captação da realidade e de qualquer pensamento objetivo.

 

Kyrie eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)

Comunismo: a pior das revoluções - Pe. Joaquim



Extrato de uma das palestras do retiro A Revolução
---
✅Campanha em prol das obras de acabamentos no interior da igreja: https://youtu.be/9_JrxrUgzwM
✅DOAÇÕES AO MOSTEIRO:
--- Banco do Brasil
--- Familia Beatae Mariae Virginis
--- CNPJ: 13.501.481/0001-60
--- Agência: 3449-5
--- Conta Corrente: 47.119-4
            Ou através do 
--- PIX: 13.501.481/0001-60 
     _____________________________________________________
🙏Que Nosso Senhor Jesus Cristo vos pague a caridade!🙏
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
☑️Telegram: https://t.me/MosteiroNSF
☑️Facebook: https://bit.ly/3P0A43X
☑️Blog: https://fbmvm.blogspot.com.br
☑️E-mail: mosteironsf@gmail.com
☑️Instagram: https://www.instagram.com/mosteironsf
☑️Glória TV: https://bit.ly/3bJ5AWi
☑️Rumble: https://rumble.com/c/c-1695745
☑️Odysee: https://bit.ly/3C4sIJZ
------------------------------------------------------------------------------------
✝️ Missa tridentina
⏱Seg a sáb: início entre 6:20h e 6:30h (missa rezada)
⏱Domingos: 8:00h (missa com cânticos)
____________________________________________________________
Familia Beatae Mariae Virginis  (F.B.M.V.)
Mosteiro de Nossa Senhora da Fé e Rosário - Candeias - Bahia
"Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis!"
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

 

Homilia do 14º Domingo depois de Pentecostes

 



Intróito/Sal. 83, 10-11.
Deus, nosso protetor, lance seus olhos sobre nós e contemple a face de seu Cristo; pois um dia passado em seus tribunais vale mais do que mil outros.
Ps. ibid.,  2-3.Quão amados são os teus tabernáculos, ó Deus das virtudes! a minha alma se consome de saudades e desfalece pensando nos átrios do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Senhor, guarda a tua Igreja com a assistência contínua da tua misericórdia; e visto que, sem vós, a fraqueza humana só pode falhar, dignai-vos, com a vossa ajuda, preservá-la incessantemente de tudo o que a possa prejudicar e direccioná-la para o que é salutar.

Leitura da Epístola dos                                                                                                                                                 
Gálatas 5,16-24  
 16.Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.17.Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.18.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.19.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências.

Gradual. Sal. 117, 8-9. Bonum est confidére in Dómino, quam confidére in hómine.Melhor confiar no Senhor do que nos homens.
V/. Bonum est speráre in Dómino, quam speráre in princípibus. Melhor esperar no Senhor do que nos príncipes.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 94, 1.Veníte, exsultémus Dómino, iubilémus Deo, salutári nostro. Aleluia.Venha, regozijemo-nos no Senhor, façamos conhecida a nossa alegria diante de Deus nosso Salvador.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 6,24-33
 24.Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?28.E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.30.Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?32.São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.

Ofertório/ Sal. 33, 8-9.
O anjo do Senhor cercará com sua ajuda os que temem a Deus e os livrará do perigo; prove e veja quão doce é o Senhor.

Secreta
Concede-nos, por favor, Senhor, que esta hóstia salutar nos purifique de nossas faltas e restitua seu poder favorável a nós.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/São Matheus. 6, 33.
Buscai primeiro o reino de Deus e tudo vos será acrescentado, diz o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que os teus sacramentos, ó Deus, nos purifiquem sempre; que eles nos forneçam ajuda e nos conduzam à salvação eterna.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

Texto: Escravas de Maria

✅Campanha em prol das obras de acabamentos no interior da igreja: https://youtu.be/9_JrxrUgzwM
✅DOAÇÕES AO MOSTEIRO:
--- Banco do Brasil
--- Familia Beatae Mariae Virginis
--- CNPJ: 13.501.481/0001-60
--- Agência: 3449-5
--- Conta Corrente: 47.119-4
            Ou através do 
--- PIX: 13.501.481/0001-60 
     _____________________________________________________
🙏Que Nosso Senhor Jesus Cristo vos pague a caridade!🙏
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
☑️Telegram: https://t.me/MosteiroNSF
☑️Facebook: https://bit.ly/3P0A43X
☑️Blog: https://fbmvm.blogspot.com.br
☑️E-mail: mosteironsf@gmail.com
☑️Instagram: https://www.instagram.com/mosteironsf
☑️Glória TV: https://bit.ly/3bJ5AWi
☑️Rumble: https://rumble.com/c/c-1695745
☑️Odysee: https://bit.ly/3C4sIJZ
------------------------------------------------------------------------------------
✝️ Missa tridentina
⏱Seg a sáb: início entre 6:20h e 6:30h (missa rezada)
⏱Domingos: 8:00h (missa com cânticos)
____________________________________________________________
Familia Beatae Mariae Virginis  (F.B.M.V.)
Mosteiro de Nossa Senhora da Fé e Rosário - Candeias - Bahia
"Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis!"
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Comentários Eleison: O QUE É REALIDADE? – II


 Por Dom Williamson

Número DCCXC (3 de Setembro de 2022)

 

O QUE É REALIDADE? – II

 

Deus abençoe os professores que ensinam tal como vivem,
Que não produzem ideias estúpidas.

 

O que estes “Comentários” sugeriram fortemente na semana passada é que, a julgar pelo que é a realidade, o senso comum é muito superior aos chamados cientistas e intelectuais. Quanto aos “cientistas”, isto se deve ao fato de as suas mentes estarem, normalmente, confinadas à matéria, ou às coisas materiais. Das coisas espirituais ou “invisíveis”, como diz o Credo Niceno, a maior parte de suas mentes não tem nem ideia. Isso faz com que sejam maus juízes da realidade na parte mais elevada desta. Quanto aos “intelectuais”, a maior parte de suas mentes está aprisionada por Kant (1724-1804), rei virtual dos departamentos de filosofia das “universidades” modernas, que fazem questão de desprezar o senso comum. Isso porque o nosso senso comum pode ser definido como a nossa compreensão natural, e dada por Deus, das realidades que nos rodeiam entre o nascimento e a morte; e especialmente desde o final do século XVIII, o homem tem feito guerra a Deus e à natureza. É por isso que, hoje, o senso comum está sendo constantemente varrido da mente dos homens pelos seus supostos líderes, de modo que, por exemplo, os homens devem ser femininos e as mulheres devem ser masculinas, e as crianças devem mudar de sexo.

No entanto, como pode o que o homem comum ainda tem de bom senso fazer frente aos estudos e ao saber dos “filósofos”? Não seria como se um time de futebol amador quisesse derrotar um time de profissionais? Normalmente, assim como os profissionais de qualquer esporte derrotarão facilmente os amadores, os homens comuns seguirão seus líderes, e aquele que pretender seguir o seu bom senso na sociedade atual será facilmente persuadido de que está errado. Contudo, Aristóteles (384-322 a.C.), um filósofo verdadeiramente grande por sua análise da realidade ainda hoje em grande parte válida, disse uma vez dos seus colegas: “Não há estupidez que já não tenha sido exposta por algum filósofo”. Assim, quando se trata dos princípios filosóficos da vida, os profissionais nem sempre têm razão.

Distingamos dois significados da palavra “filosofia”. Pode significar a atividade intelectual de homens que pensam, estudam, leem e escrevem livros frequentemente nas universidades, ou seja, os filósofos profissionais. Ou a filosofia de um homem pode significar os princípios pelos quais, consciente ou inconscientemente, ele vive, e uma vez que nenhum homem pode existir sem ter alguns desses princípios para viver, então, neste segundo sentido, alguma filosofia pertence a todo o homem vivente, amador ou profissional. 

Ora, esses dois sentidos não são iguais. No primeiro sentido, se um filósofo está a escrever um livro, pode estar a fazê-lo por uma variedade de motivos que não o de analisar a realidade. Pode estar escrevendo filosofia para ganhar a vida, ou para ganhar dinheiro, ou para tornar-se famoso, e assim por diante. E, nesse caso, pode ou não acreditar no que está a escrever, pode estar escrevendo o que sabe ser um disparate, muito distante do que sabe ser real. Em todo caso, quer que as pessoas o levem a sério, pelo que deve, pelo menos, fazê-las pensar que está a escrever o que acredita ser real. Logo, posso não saber se ele está sendo verdadeiro ou não.

Assim, se eu quiser saber o que o filósofo profissional realmente pensa, recorrerei ao segundo sentido da palavra, e em vez de ouvir o que ele diz, ou apenas ler o que ele escreve, observarei como ele vive, porque isso me dirá o que ele realmente pensa. Eis, naturalmente, a razão pela qual o exemplo pessoal é muito mais revelador e persuasivo do que meras palavras. Se o Arcebispo Lefebvre fez tantos bons sacerdotes, foi, sobretudo, pelo seu próprio exemplo. Assim, se eu quiser saber o que um determinado filósofo efetivamente pensa ser a realidade, observarei as suas ações em vez de ouvir as suas palavras.

Finalmente, chegamos a esses “filósofos” que ensinam, seguindo Kant, que a mente humana não pode conhecer o que está por detrás das aparências das coisas. Como é que eles agem? Será que vivem como se não soubessem o que é a água para lavar ou o café para beber? É claro que não. Como poderia Kant ter caminhado todas as manhãs para a Universidade de Königsberg se não soubesse a diferença entre uma porta e uma parede, entre uma escada e uma cadeira? Nunca poderia ter vivido se tivesse levado a sério as suas próprias estupidezes. A enorme vantagem de Santo Tomás de Aquino é que o seu sistema corresponde ao senso comum. O “Doutor Comum” de Deus corresponde ao sentido comum dado por Deus.

Kyrie eleison.