Homilia da Festa do Sagrado Coração de Jesus


Intróito/Salmo 3, 32-33 e 25.

Ele terá piedade de nós na grandeza de sua misericórdia; porque não desprezou nem expulsou do seu coração os filhos dos homens. O Senhor é bom para os que nele esperam, para a alma que o busca. (TP Aleluia, aleluia. )
Sal. 88.2.Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor, celebrá-las-ei pelas gerações vindouras.
V/. Glória Patri.

Coleta
Digna-te conceder, Deus Todo-Poderoso: a nós que nos glorificamos no Santíssimo Coração de teu Filho amado, e celebramos os solenes benefícios de sua caridade para conosco; que encontremos nossa alegria em sua realização e nos frutos que produziram.

Leitura da Epístola dos

São Paulo ao Efésios 3, 8-12 e 14-19
8.A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,9.e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.10.Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,11.de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.12.Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus. 14. Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,15.ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.17.Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,18.a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,19.isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Gradual. Salmo. 1, 12. GradualO vos omnes, qui transítis per viam, atténdite et vidété, si est dolor sicut dolor meus.Ó todos vocês que passam, considerem e vejam se há dor como a minha dor.V/. Joann. 13, 1. Cum dilexísset suos, qui erant in mundo, in finem diléxit eos.V/. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.Aleluia, aleluia. Aleluia, aleluia.
V/. Matt. 11, 29. Díscite a me, quia mitis sum et húmilis corde, et inveniétis réquiem animábus vestris. Aleluia.V/. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 19, 31-37
31.Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.32.Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados.33.Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas,34.mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.35.O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais.36.Assim se cumpriu a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado (Ex 12,46).37.E diz em outra parte a Escritura: Olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10).

Ofertório/ Pr. 102, 2 e 5
Bendizei ao Senhor, ó minha alma, e não vos esqueçais de todas as suas bênçãos; é ele que realiza seus desejos, enchendo-o de bens. (TP Aleluia. )

Secreta
Lança um olhar de proteção sobre nós, Senhor, que te oferecemos este sacrifício: e para preparar nossos corações para ele com maior fervor, consuma-os com as chamas de sua caridade divina.

Prefácio de Cruce.Prefácio à Santa Cruz .

Comunhão/  Sal. 68, 21.
Meu Coração tem contado com reprovação e dor. Esperei que alguém simpatizasse comigo, e ninguém o fez; deixe alguém me consolar, e eu não encontrei ninguém. (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Alimentados pelos Mistérios que nos trazem a salvação com as delícias da paz, nós vos suplicamos, Senhor nosso Deus: és manso e humilde de coração, depois de nos purificares das manchas do pecado, inspira-nos cada vez maior horror pelas vaidades orgulhosas do mundo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

Texto e imagem: Escravas de Maria